Grau 33 em São Paulo no 02 de Julho de 2016

Ao termino de mais uma etapa em vossas vidas, tenham a certeza de que cada instante de aprendizagem foi válido. A descoberta de novos conhecimentos, vos levaram a construir uma aprendizagem infinita. Proveitosos foram os momentos em que debateram, trocaram experiências para que numa situação futura pudessem entender o que, de fato, era o sentido da Filosofia Maçônica.

Aprenderam, mas vão continuar aprendendo durante todas as vossas vidas, sabendo que ninguém chega ao pleno saber. O conhecimento é uma escada de degraus infinitos. O Grau 33 é apenas um deles que conseguistes subir. Se adequa perfeitamente e fazemos nossas as palavras ditas por um Parlamentar em seu discurso: “Nossos objetivos, é participar do processo de transformação da sociedade atual, ajudando a formar um tipo de homem com consciência crítica e responsabilidade social; ajudar a construir uma sociedade em que o saber, a convivência e os esforços humanos sejam envolvidos, iluminados e motivados por valores morais e espirituais que apontem sentido e finalidade dignificantes para o mundo, a sociedade e o próprio homem”.

Acreditem no seu potencial, transformem o sonho em realidade, lutem, persistam, não desanimem. Sejam completamente apaixonados pelo que fizerem. Olhem para frente e para o alto como as águias. Todos levam daqui uma formação, fruto do esforço próprio de cada um, não para sermos melhores do que os outros, senão para que sejam melhores pessoas. Lembrem-se: as pessoas nunca se formam, pelo menos completamente. Acreditem que a vida brinca com a gente, que as histórias não têm fim, são feitas de ciclos, por isso não nos formamos de uma vez. Assim poderão afirmar que hoje na vossa história colocaram mais uma peça no lugar de formação da vossa vida, mais um fragmento que se une aos pedaços de ontem, que vos constrói hoje, e vos prepara para o amanhã. Para uns essa noite é um ciclo concluído. Para outros, o inicio de novas aventuras.

Esta Não é a noite de um adeus! O certo é que não encerraram nada.

Meus Irmãos, permaneçam firmes, sejam perseverantes e o que aprenderam ensinem também, pois essa é a missão de um Maçom. Enfim, recebam as expressões mais afetuosas que traduzem o grande apreço por todos vocês, aos quais saudamos com franco carinho. Abraçamos e felicitamos a todos, a cada um de vocês, nobres GRANDES INSPETORES GERAIS DO R∴E∴A∴A∴.

Ir∴ AILTON CAL DE BRITO
Soberano Grande Ministro de Estado